Assistência e Promoção Social

A Assistência Social é definida no contexto constitucional como política pública componente da Seguridade Social, visando enfrentar a pobreza, garantir os mínimos sociais, prover condições para atender as contingências sociais, promovendo a universalização dos direitos sociais. Esta política social foi regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, que estabelece seus princípios doutrinários e organizativos, dentre eles o de descentralização, de democratização, de eqüidade, de complementaridade entre o poder público e a sociedade, devendo realizar-se de forma integrada às demais políticas setoriais.

domingo, 25 de setembro de 2011

REGISTRO DE AÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 GRUPO BPC (Beneficio de Prestação Continuada)
 CURSOS
 ENCONTRO COM AS MÃES-BPC
 PALESTRA COM GESTANTES-DR SÉRVULO
 GRUPO DE GESTANTE-FRUTUOS DA TERRA
 ENTREGA DE KIT-ASSIST.SOCIAL E COORDENADORA DO CRAS
 ENCONTRO COM IDOSOS- GRUPO CONVIVER
 DIA DE LAZER COM IDOSOS
 PIQUINIQUE COM GRUPO CONVIVER
 OFICINA DE PINTURA COM O PROJOVEM ADOLESCENTE
 CRIANÇAS DO PETI
 SÃO JOÃO 2011- CRIANÇAS DO PETI
O prefeito de Frutuoso Gomes  vem dando prioridade total aos programas sociais; buscando oferecer o melhor a população frutuosense, tendo como objetivo humanizar as relações do governo municipal com a comunidade urbana e rural,  dado amplo destaque as famílias através da implementação de projetos que atendam a crianças, jovens, mulheres, idosos e famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.
         Através do CRAS- (Centro de referência da Assistência Social, atendemos as famílias em risco social, beneficiados do programa bolsa família e do BPC-beneficio de prestação continuada). Estão sendo desenvolvidas diversas ações, entre  as quais: Palestras, com os grupos de idosos, Gestantes, atendimento psicológico, busca pró ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social, encaminhamentos para as demais políticas públicas, cursos profissionalizantes e formação de grupos de convivência.
          Está sendo dada a atenção especial ao PETI e ao PROJOVEM. O  PETI está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social  de suas famílias e tendo como objetivo contribuir para a erradicação  de todas as formas de trabalho infantil, atendendo famílias cuja crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, o Município atende 133 crianças e adolescentes através de várias atividades educativas, esportivas e de lazer. Além disso, pretendemos incentivar a cultura e o folclore através do resgate cultural em nosso Município.  O PROJOVEM ADOLESCENTE  atende (2)  dois  coletivos entre jovens de 15 à 17 anos. o programa complementa a proteção social básica á família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária  criando condições para a inserção reinserção e permanência do jovem  no sistema educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário